Na era digital, o valor do conteúdo está intrinsecamente ligado à sua acessibilidade e capacidade de recuperação. O mundo da mídia, mais do que nunca, depende de um acesso rápido e preciso aos ativos digitais, que são o cerne da sua operação. Este caso de sucesso narra a parceria visionária entre a Assetway, a gigante da tecnologia Google e a renomada Folha de S.Paulo, que resultou na revolução da gestão de ativos digitais e na recuperação de uma coleção histórica de imagens e documentos.

A Jornada Inicial

A história começa com a Folha de S.Paulo, um dos maiores e mais influentes jornais do Brasil, com uma riqueza de conteúdo que se estende por mais de um século. O desafio era claro: tornar acessíveis milhões de imagens e documentos históricos que estavam, até então, virtualmente inacessíveis. Estes preciosos ativos estavam armazenados em pastas no servidor da Folha, tornando a busca um processo árduo e ineficiente.

O Desafio da Organização e Indexação

Com um compromisso inabalável de preservar seu patrimônio histórico e disponibilizá-lo ao público e à equipe editorial, a Folha de S.Paulo já havia digitalizado esses ativos entre 2013 e 2016. No entanto, a indexação eficiente desses ativos era uma tarefa complexa devido à diversidade de formatos e anotações no verso das imagens. Faltava uma estrutura de taxonomia e a capacidade de buscar de forma eficaz em meio a milhões de documentos.

A Parceria Estratégica: Assetway e Google

A solução veio em forma de uma parceria visionária com a Assetway, uma empresa catarinense especializada em gestão de ativos digitais. Através da sua tecnologia, a Assetway forneceu a infraestrutura necessária para a migração dos ativos digitais da Folha de S.Paulo para a nuvem, enquanto garantia a catalogação e busca eficaz das imagens.

Transformação Digital na Prática

O processo de implementação da plataforma durou cerca de um ano. Durante esse tempo, houve uma análise profunda do acervo para assegurar que o mecanismo de indexação fosse capaz de reconhecer com precisão as informações contidas em cada arquivo. Esse esforço de "higienização" foi essencial para assegurar uma indexação automática precisa.

A migração finalmente ocorreu para a Assetway, uma plataforma totalmente baseada na infraestrutura do Google Cloud, utilizando tecnologias avançadas de inteligência artificial. Isso possibilitou o reconhecimento de textos escritos à mão nas imagens e a criação de metadados relevantes para a indexação.

Resultados Extraordinários

Os resultados dessa colaboração foram verdadeiramente transformadores:

Indexação

2,5 milhões de imagens foram indexadas, juntamente com 26 mil charges e 350 milhões de palavras.

Processamento

A capacidade de processamento saltou de 6 mil imagens por mês para 200 mil por dia, tornando a busca eficaz e rápida.

Acesso ao Acervo

Facilitou o acesso ao acervo, otimizando o tempo e enriquecendo as pautas, aumentando a produtividade das equipes.

Aumento de Receita

Abriu a possibilidade de aumento de receita com a exploração comercial de imagens que antes eram de difícil acesso.

Segurança

Garantiu maior segurança para a preservação de fotografias que remontam a um século de trabalho jornalístico.

Depoimentos Impactantes

O impacto dessa parceria é resumido de forma eloquente por depoimentos de figuras-chave:

Juliana Laurino, gerente administrativa das Redações e gerente geral da Folhapress e do Banco de Dados, afirma:

"O projeto vai melhorar o jornalismo que produzimos, já que o conteúdo hoje está praticamente inacessível. Também se beneficiam a comunidade acadêmica e instituições de pesquisa, autores e editores de livros e profissionais da imprensa em geral."

Thiago Souza, gerente de Produto da Assetway, adiciona:

"A escolha pelo Google Cloud tem muito a ver com a assertividade, porque há muitos modelos de inteligência artificial que são bons somente para inglês. Quando queremos detectar uma escrita à mão por OCR em português, as soluções do Google são as mais avançadas, reconhecem muito bem os detalhes."

Erica Noda, gerente do time de parcerias no Google Brasil, declara:

"Trabalhamos junto com os parceiros identificando os desafios mais importantes para a indústria jornalística no momento e buscando resolvê-los por meio da tecnologia. No caso da Folha, soubemos das dificuldades para a redação no seu dia a dia, que exige dinamismo e velocidade, de encontrar imagens e apurar fatos por meio de seu acervo. A tecnologia facilita e democratiza o acesso, além de guardar com mais segurança os dados."

Impacto na Comunidade e no Futuro

Essa colaboração excepcional impactou significativamente a Folha de S.Paulo, melhorando a eficiência e a qualidade do jornalismo que eles produzem. Além disso, abriu as portas para a comunidade acadêmica, instituições de pesquisa, autores e editores de livros, e profissionais da imprensa em geral, que agora têm acesso fácil a esses ativos preciosos. O projeto também demonstra a importância da parceria entre empresas privadas, como a Assetway e o Google, e instituições de mídia para preservar o patrimônio histórico e cultural do Brasil.

O Grupo Folha agora planeja expandir o projeto para o restante do acervo e, futuramente, digitalizar e indexar a coleção completa de edições do jornal, página por página. Este esforço não apenas preserva o legado da Folha, mas também se torna uma referência para todo o mercado de imprensa no Brasil.

Este caso de sucesso exemplifica como a inovação tecnológica, quando aliada a parcerias estratégicas sólidas, pode resgatar e revigorar o passado, tornando-o acessível para as gerações presentes e futuras, enquanto capacita a produção de conteúdo de alta qualidade no cenário jornalístico brasileiro.

A Assetway, juntamente com o Google e a Folha de S.Paulo, prova que o futuro da informação está nas mãos daqueles que ousam abraçar a transformação digital e abraçar a riqueza do passado.

Leia o artigo original aqui