O que são ativos digitais
Os ativos de uma organização compreendem bens e direitos que têm valor econômico e proporcionam algum tipo de ganho financeiro para a empresa, sendo parte do balanço patrimonial.
O mesmo se aplica aos ativos digitais, sendo que a única diferença é que esses últimos são o que chamamos de intangíveis.
Enquanto os ativos tangíveis englobam tudo o que é fisicamente tocável, como equipamentos eletrônicos, móveis e imóveis, os intangíveis estão relacionados a todo o material que pertence à empresa e agrega valor de alguma forma.
Quer alguns exemplos?
Pense no contexto virtual.
Tudo o que está na internet pode fazer parte do patrimônio de uma organização:
- Perfis e páginas nas redes sociais;
- Fotografias, gráficos, imagens e desenhos;
- Códigos de programação e softwares;
- Sites, revistas e lojas virtuais;
- Artigos, entrevistas, livros e textos em geral;
- Arquivos de áudio e vídeos.
Imagine, por exemplo, um site de notícias.
Diariamente, novos conteúdos são publicados online e disponibilizados para o público em geral.
Não existem somente reportagens, mas artigos, colunas, fotos, vídeos e podcasts.
Existe ainda o website em si, que inclui um projeto de programação.
E existem os programas que podem ter sido desenvolvidos especialmente para fazer com que as operações fluam com perfeição, todos os dias.
Todo esse acervo faz parte do patrimônio da empresa.
Tudo isso é ativo digital.
Qualquer empresa que produza algum tipo de conteúdo com o intuito de melhorar o seu posicionamento no mercado e atingir mais pessoas para, consequentemente, converter mais vendas, possui a sua porção de conteúdos multimídias que constituem bens intangíveis - portanto, ativos digitais.
Por que ativos digitais são tão importantes?
Com a internet fazendo parte do dia a dia das pessoas de maneira tão presente, tudo o que é publicado e compartilhado tem, hoje, um grande peso.
Modificamos a nossa forma de pensar e agir por causa dos nossos relacionamentos online.
Temos mais voz, mais opções, uma visão mais global de tudo o que quisermos.
Podemos acessar websites do Japão, comprar roupas dos Estados Unidos, falar com um amigo que está morando na Austrália.
Por causa da internet, temos poder e informação na palma de nossas mãos.
Na web, somos apresentados a um leque de possibilidades e oportunidades a cada nova aba aberta no navegador.
Quando uma organização começa a enxergar que a transformação digital não é mais opcional, mas se tornou obrigatória no mundo corporativo, o conteúdo multimídia passa a ser visto de outra forma.
Os ativos digitais de uma empresa não são importantes.
São extremamente importantes, especialmente para as estratégias de marketing.
Com conteúdo próprio bem estruturado e que esteja de acordo com os objetivos da empresa, é possível alçar voos muito altos.
Por isso, é certo dizer que uma gestão apropriada desses bens intangíveis caminha lado a lado com o sucesso organizacional.
Organização e gerenciamento de ativos digitais
Por fazerem parte do patrimônio corporativo, todo esse acervo digital precisa ser armazenado e gerenciado.
Com a tecnologia caminhando a passos largos, a tendência é manter os arquivos na nuvem, em plataformas facilmente acessíveis e escaláveis.
Existem programas específicos que funcionam totalmente em cloud computing e fazem a gestão de todo o conteúdo de forma simples, rápida e segura.
A Assetway é um deles.
Dentre as principais funcionalidades da Assetway estão a transcrição de áudios, a busca por cenas e trechos específicos e a aplicação de técnicas de inteligência artificial e machine learning, que oferecem inúmeras possibilidades totalmente inovadoras.
Tudo isso otimiza processos, economiza custos, aumenta a produtividade e auxilia na produção de material mais rico, informativo e atual.
Uma pesquisa organizada pela IDC afirma que ⅔ das organizações têm gastos desnecessários com o desenvolvimento de conteúdo duplicado e que a utilização de uma plataforma de gerenciamento aumenta a lucratividade em cerca de 24%.
Softwares de gestão voltados a essa necessidade não apenas armazenam, buscam e distribuem conteúdo, mas principalmente enriquecem as experiências de colaboradores, clientes e gestores.
Precisa saber mais sobre como organizar arquivos de mídia? Leia aqui.