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Digital Asset Management (DAM): O que é e quais as vantagens

By junho 27, 2022 julho 15th, 2022 No Comments
organização dam digital asset management

Empresas geralmente precisam de muito conteúdo digital. Imagens de produtos, material publicitário, vídeos, gráficos, apresentações, manuais e muito mais. Mas há um problema: Gerenciar todos esses arquivos é difícil sem a ajuda de um sistema. Hoje vamos discutir o que é o Digital Asset Management (DAM) e como ele está ajudando uma ampla gama de organizações a aproveitar o verdadeiro poder de seus conteúdos, para construir marcas mais fortes e proporcionar experiências superiores.

 

O que é Digital Asset Management (DAM)

É a prática de administrar, organizar e distribuir arquivos digitais. O software DAM permite que as marcas desenvolvam uma biblioteca de fotos, vídeos, gráficos, documentos e outros conteúdos digitais que podem ser facilmente encontrados. O DAM teve origem nos anos 90, juntamente com o nascimento da Internet e o crescimento do marketing digital. Como os comerciantes adotaram o digital como um canal viável e lucrativo, não demorou muito para que eles precisassem de mais e mais conteúdo digital para se comunicar com seu público, representar sua marca e posicionar de forma competitiva a sua oferta on-line.

Os volumes de conteúdo cresceram. E logo as organizações se esforçaram para conter suas grandes bibliotecas de imagens, vídeos e gráficos. Computadores pessoais, pastas na rede interna, discos rígidos aleatórios, CDs, DVDs etc.. Como resultado, as equipes de marketing lutaram para encontrar e distribuir seu conteúdo para lançamentos de produtos, campanhas e outras iniciativas comerciais importantes.

Alguma coisa tinha que mudar. Assim, os pioneiros do DAM estudaram as técnicas de gerenciamento de informação utilizadas pelos bibliotecários e as aplicaram aos arquivos de mídia.

Vantagens
  • Centralizar arquivos de mídia em uma plataforma única
  • Permitir que qualquer um consiga localizar os arquivos de que precisa, facilmente
  • Automatizar processos demorados como “taggeamento” de arquivos usando IA
  • Compartilhar arquivos através de portais de auto-atendimento
  • Analisar o desempenho e o uso do conteúdo
  • Realizar ações como redimensionamento de arquivos sem precisar de softwares de edição
  • Proteger as marcas contra inconsistências e violações dos direitos de imagem

 

O que são ativos digitais?

Um ativo digital é um conteúdo que é armazenado em um formato de arquivo digital. Os ativos digitais incluem fotos, vídeos, imagens, gráficos, fontes, clipes de áudio, apresentações, documentos e outros conteúdos que fornecem valor de alguma forma para a empresa detentora de seus direitos. As organizações usam ativos digitais para apoiar seus esforços de branding, bem como suas iniciativas de vendas e marketing on-line e off-line. Os ativos digitais são fundamentais para ajudar as marcas a definir e apoiar sua identidade, comunicar sua oferta e moldar as experiências dos clientes.

Como funciona um sistema de Digital Asset Management?

O DAM trabalha fornecendo às organizações os processos, salvaguardas e ferramentas necessárias para administrar, organizar e distribuir seus ativos digitais com maior controle e rapidez. Um sistema DAM é projetado para apoiar estes esforços e é muitas vezes um elemento crítico em uma estratégia DAM bem sucedida.

Um sistema DAM funciona como um repositório central e centro de controle que permite várias entradas e saídas. Os usuários com permissões ou um administrador do sistema podem carregar arquivos de mídia como logotipos, imagens e vídeos na plataforma DAM. O sistema injeta os arquivos e depois os usuários (ou no caso de algumas plataformas DAM, sistemas com Inteligência Artificial) marcam cada arquivo com metadados. Metadados são informações que descrevem um ativo e permitem aos usuários do sistema pesquisar e encontrar conteúdo no sistema. Os recursos de segurança dentro da plataforma DAM controlam quais grupos de usuários podem acessar quais ativos e como eles podem utilizá-los. Os usuários podem então baixar os ativos aprovados para seu próprio uso ou compartilhá-los com colaboradores e parceiros através de portais, compartilhar links, incorporar códigos e integrações de sistema.

Quem precisa de um DAM?

As organizações de todas os tamanhos se beneficiam da adoção do DAM para ajudá-las a organizar, gerenciar e proteger seu investimento em conteúdo. Como mencionado, o DAM é uma prática. São os processos, diretrizes, estratégias e ferramentas que qualquer organização com ativos digitais pode (e deve) adotar. Para muitos, estas práticas envolvem o uso de uma plataforma DAM.

Aqui estão alguns dos principais papéis que podem se beneficiar do Digital Asset Management (DAM):

Marketing (do digital ao trade)

Os marqueteiros usam o software DAM para gerenciar os arquivos de mídia que os criadores produzem para suas campanhas, lançamentos de produtos e iniciativas de marketing de conteúdo, eventos e feiras.

Em uma solução DAM, os marketers encontram todos os ativos que precisam em apenas alguns cliques. Eles podem converter formatos de arquivo por conta própria, publicar conteúdo em canais e compartilhar ativos com agências, distribuidores, varejistas e outros colaboradores. A análise da plataforma revela quais ativos têm melhor desempenho, como são utilizados e onde apareceram na web. Esse feedback os ajuda a priorizar seus esforços e a fazer investimentos de conteúdo mais inteligentes.

 Criadores de conteúdo

Designers gráficos, fotógrafos, videógrafos e outros criadores usam um sistema DAM como repositório central para seus arquivos e para simplificar seus fluxos de trabalho.

Com uma plataforma DAM, os criadores sabem exatamente onde encontrar ativos existentes – sem mais caçar ou recriar conteúdo que já existem. Eles podem compartilhar rascunhos, que são então revisadas e aprovadas através de fluxos de trabalho automatizados. E quando os arquivos criativos finais estiverem prontos, eles podem ser distribuídos para gerentes, distribuidores, vendedores e equipes de comércio eletrônico através de portais de auto-atendimento e links de compartilhamento. Não há mais e-mails para lá e para cá, e há muito mais tempo para o trabalho criativo real.

Tecnologia da Informação (TI)

Os profissionais de TI são responsáveis por integrar tecnologias de marketing em uma pilha coesa que reduz as redundâncias e melhora a colaboração entre sistemas e equipes.

Uma plataforma DAM fornece aos profissionais de TI um núcleo central que pode alimentar todas as tecnologias de marketing da organização. Como plataformas modernas hoje estão hospedadas na nuvem, também remove-se uma necessidade de se cuidar e manter servidores de arquivos locais, o que muitas vezes podem deixar em risco a integrdade dos arquivos, já que as infraestruturas em nuvem de hoje, possuem muito mais recursos de segurança.

 Agências

As agências confiam nas ferramentas de Digital Asset Management para salvaguardar os ativos dos clientes, aumentar a produtividade e obter acesso sob demanda ao conteúdo atualizado e aprovado, necessário para impulsionar as campanhas de marketing e criatividade de seus clientes.

 

Como o seu segmento se beneficia com o DAM

O DAM não é valioso para apenas um tipo de organização em um tipo de indústria. A estrutura, o processo, o controle e a eficiência que vêm do DAM – e os sistemas que o suportam – beneficiam uma gama diversificada de segmentos.

Alimentos e bebidas

As empresas de alimentos e bebidas usam DAM para manter a consistência da marca e criar fluxos de trabalho de conteúdo mais eficientes. As ferramentas DAM permitem que essas empresas reúnam seu conteúdo em uma biblioteca pesquisável e compartilhável, acessível a equipes e parceiros em todo o mundo. O resultado é o acesso rápido, sob demanda, a ativos aprovados e de qualidade que atendem aos padrões da marca.

Indústria varejista

A indústria varejista usa a DAM para fornecer experiências de comércio eletrônico omnichannel aos clientes. Usando um sistema DAM, os varejistas podem reunir suas fotos, vídeos e outros ativos em uma fonte única e central. Sem dúvida de qual ativo é o certo, os varejistas conseguem maior consistência em seus muitos canais online e offline.

As marcas varejistas vêm em todos os formatos e tamanhos. Existem diversas cases de sucesso de empresas de cosméticos, eletrônicos, produtos de luxo, produtos especializados, equipamentos esportivos, calçados e muito mais.

Indústria & Manufatura

As marcas fabricantes usam o software DAM para centralizar seus milhares (se não milhões) de ativos, melhorar a consistência de suas imagens de produtos e marcas on-line, e distribuir o conteúdo para equipes de forma mais eficiente. Muitos fabricantes também se beneficiam do uso de uma solução combinada de DAM e gerenciamento de informações de produtos (PIM) para garantir que seus dados de produtos, conteúdo de marketing e ativos estejam 100% alinhados e precisos.

Saúde

Quer as organizações de saúde estejam promovendo seus serviços/produtos ou educando o público, a DAM as ajuda a controlar a precisão das informações que compartilham. Com seu acesso baseado em permissão e portais protegidos por senha, uma solução DAM assegura que somente o conteúdo certo seja usado pelas pessoas, regiões e departamentos certos. Se as informações mudarem, os administradores do sistema simplesmente atualizam os ativos revisados no sistema DAM, e as mudanças são automaticamente refletidas em qualquer lugar onde esses ativos vivem on-line. Isto ajuda a indústria da saúde a gerenciar a conformidade e evitar erros que poderiam impactar sua posição impecável como uma marca confiável e confiável.

Educação superior

As faculdades e universidades precisam de uma enorme quantidade de conteúdo para apoiar todos os seus públicos, departamentos e programas. Estas instituições recorrem à DAM para ajudá-las a transformar seus ativos digitais em uma biblioteca de conteúdo central e pesquisável. Tempo é dinheiro, e instituições como a Fundação Dom Cabral e muitas outras estão se beneficiando de uma solução DAM que elimina a drenagem financeira de ativos perdidos e ajuda os departamentos a encontrar ou descobrir conteúdo por conta própria.

Além disso, cada vez mais instituições estão usando o DAM também para organizar os materiais didáticos, principalmente quando o mesmo é produido internamente.

Mídia e entretenimento

As empresas de mídia e entretenimento usam o DAM para dar um senso a uma gama gigantesca de conteúdos digitais que possuem. São fotografias, vídeos, podcasts, arquivos gráficos e diversos outros tipos. Com um acervo grande de vídeos e fotos, muitas empresas de mídia se beneficiam dos recursos de inteligência Artificial de um sistema DAM avançado. A Folha de S.Paulo por exemplo, implementou em parceria com o Google e a Assetway um DAM para o seu vasto acervo de fotos. 

Gráficas & Editoras

A indústria gráfica e editorial usa ferramentas DAM para simplificar as operações de produção a partir de um único centro de conteúdo. Com a ajuda de um sistema DAM, editores e impressores podem facilmente compartilhar arquivos com colaboradores, agências e fornecedores para prova ou impressão. Se forem necessárias edições, eles podem retocar catálogos ou páginas de publicação ou reverter rapidamente para uma versão criativa anterior no sistema DAM. Quando as revisões estiverem prontas, o conteúdo enviado via links de compartilhamento e portais será automaticamente atualizado com os arquivos mais recentes – sem mais uploads e downloads para pastas compartilhadas ou atrasos desnecessários na impressão.

Viagens e turismo

“Uma imagem vale por mil palavras” – basta perguntar a qualquer negócio de transporte, recreação, jantar ou hospitalidade na indústria de viagens e turismo. O DAM ajuda estas organizações a controlar a qualidade de seus ativos e agilizar seus fluxos de trabalho, para que possam obter seu melhor conteúdo diante de viajantes em potencial, mais rapidamente. Viagens e turismo é uma indústria de trilhões de dólares. O sistema DAM certo dá às empresas nesta vertical as ferramentas, o controle da marca e os insights necessários para colocar suas imagens mais impactantes e de maior impacto na frente das pessoas certas.

Principais Benefícios do DAM (Digital Asset Management)

 

  • Economiza tempo em cada etapa do ciclo de vida do conteúdo. Os usuários de DAM podem importar, encontrar, taggear, recortar, embutir, converter, compartilhar ou publicar ativos em poucos cliques.
  • Protege a marca através do controle do acesso ao conteúdo. Somente ativos aprovados, atualizados e com a marca chegarão aos profissionais de marketing social, vendedores, parceiros e outros colaboradores.
  • Deixa os parceiros mais felizes. Todos os seus parceiros internos e externos agora tem uma única fonte da verdade quando o assunto são ativos digitais, o que facilita a vida de todo mundo e garante materiais de qualidade na ponta, do online ao offline.
  • Elimina gargalos, permitindo que os colaboradores pesquisem e naveguem pelos ativos da marca por conta própria. Ninguém da equipe de marketing deve passar o dia todo enviando arquivos por e-mail.
  • Crie uma vez, publique em qualquer lugar. Se um arquivo mestre na plataforma DAM for alterado, cada instância vinculada desse ativo na web também será automaticamente atualizada. Legal, né?
  • Melhora o ROI do conteúdo ao fornecer análises sobre buscas, downloads, visualizações, uso e engajamento. As marcas agora sabem o que devem ser mudado, o que deve ser aposentado, e o que devem criar mais no futuro.

 

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