Inteligência ArtificialSem categoria

Como utilizar a inteligência artificial na administração de empresas

By dezembro 4, 2019 No Comments
Inteligencia artificial na administração de empresas

Entender o que é inteligência artificial na administração de empresas parece complicado, mas na verdade este tema vem tendo cada vez mais força e a automatização de processos é a promessa para a resolução de diversos processos.

Em outras palavras, a inteligência artificial na administração de empresas simula a capacidade humana de pensar e tomar decisões. Com isso, pode ser a solução para aumentar a produtividade das organizações e melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiências, por exemplo. A seguir, aprenda o conceito de Inteligência Artificial (IA), sua história e descubra as áreas em que ela pode auxiliar no seu negócio.

Leia também: Glossário de DAM: tudo o que você precisa entender para melhorar seu armazenamento de arquivos

Entenda o que é inteligência artificial na administração de empresas:

Para entender o que é Inteligência Artificial, você precisa, primeiro, saber que trata-se de uma disciplina da Ciência da Computação, que elabora dispositivos que simulam a capacidade humana de pensar, tomar decisões e resolver problemas. Ou seja, ela estuda a entrada de dados para explicar a saída dos mesmos. 

Com certeza você já ouviu falar da Siri, Alexa e Cortana, certo? E você sabe o que esses nomes têm em comum? Ambas são assistentes virtuais e verdadeiros exemplos de o que a inteligência artificial na administração de empresas e relacionamento está modificando nosso cotidiano.

Mas, não pense que foi fácil chegar até aqui! A Inteligência Artificial só é possível devido ao rápido desenvolvimento da informática e, principalmente, da Internet das Coisas (IoT), que possibilita que equipamentos e gadget estejam conectados rapidamente à rede mundial de computadores. Isso soluciona problemas e representa um grande avanço rumo a um mundo totalmente digital. Parece assustador, certo? Mas durante a leitura você vai conseguir entender porque a inteligência artificial na administração de empresas é essencial nos dias atuais.

Como funciona na prática a inteligência artificial na administração de empresas

Inteligencia artificial na administração de empresas

Varejo e comércio

Os Chatbots e sistemas com processamento de linguagem natural estão ficando cada vez mais inteligentes para substituir atendentes humanos e estarem à disposição de usuários com dúvidas 24 horas por dia.  No varejo, os algoritmos de lojas virtuais reconhecem padrões de compras de usuários para apresentar a eles ofertas de acordo com suas preferências. A Amazon criou, neste formato, a Amazon Go, loja de varejo que não conta com estoquista e check-out, por exemplo.

Softwares de Digital Asset Management (DAM)

A inteligência artificial na administração de empresas também consegue, através de softwares de DAM (Digital Asset Management, ou em português Gestão de Ativos Digitais), como o Assetify, organizar, recuperar e distribuir arquivos digitalizados, como áudio, vídeo, imagem e documentos. 

Os softwares de gerenciamento de arquivos digitais são uma ferramenta indispensável quando falamos em inclusão de sistemas de inteligência artificial na administração de empresas. O Assetify, por exemplo, garante organização e comunicação consistentes para toda a empresa, em diversos níveis de envolvimento. Além disso, o sistema de DAM mantém todos os arquivos seguros e disponíveis 24 horas na nuvem, garantindo acesso imediato a todos os materiais.

Instituições financeiras

Nas instituições financeiras, uma prática muito comum e utilizar os algoritmos para analisar dados do mercado, gerenciar finanças e se relacionar com seus clientes. 

Já com o uso do sistema DAM, a organização dos arquivos digitais acontece por meio de um sistema de filtragem, onde são criadas categorias para agrupar os materiais. Dessa forma, o usuário pode aplicar filtros à biblioteca dos documentos digitais e arquivar aqueles que não são mais desejados. 

Leia também: Gestão de arquivos fotográficos para empresas modernas

Saúde

Já na área da saúde, a inteligência artificial na administração de empresas se mostra bastante eficaz. A tecnologia permite a criação de assistentes virtuais, que agem como coaches e lembram o paciente de tomar seu medicamento, fazer exercício, beber água e até comer alimentos mais saudáveis. E isso ainda é pouco perto do que a Inteligência Artificial na administração de empresas é capaz de fazer no ramo da saúde. 

Um forte exemplo da atuação da IA na área de saúde são os robôs inteligentes que auxiliam em cirurgias, e diminuem a possibilidade de erros humanos. Um grande passo para clínicas médicas, por exemplo, é conseguir através de softwares especializados de DAM gerenciar todo o fluxo dos pacientes de forma rápida e segura.

Arquivos mal organizados levam muito tempo para serem encontrados e, com isso, o atendimento pode acabar sendo comprometido. Nesse cenário, você pode precisar de um DAM que ajude a organizar as imagens, exames e histórico do paciente e ainda compartilhar com outras clínicas e médicos.

Esportes:

E Inteligência Artificial no esporte, já pensou? A Inteligência Artificial pode, facilmente, capturar imagens e estatísticas de partidas e fornecer relatórios aos treinadores.  Com a ajuda de IA e técnicas de análise de dados, as emissoras podem encontrar novos e interessantes fatos sobre seleções, países, técnicos e jogadores. Melhor ainda se todos esses dados estiverem organizados e com fácil acesso por todos os membros da equipe. É uma verdadeira revolução.

Leia também: 3 considerações antes de contratar um sistema de DAM

Inteligencia artificial na administração de empresas

O que podemos perceber com a leitura do texto é que a inteligência artificial na administração de empresas está presente na maioria dos negócios. O futuro de softwares, como de DAM, é promissor. Por isso, acompanhe sempre as novidades em nosso blog e fique pode dentro das últimas notícias sobre inteligência artificial na administração de empresas.

Quer saber mais sobre o Assetify ou contratá-lo? Então fale com a gente

Gostou do nosso conteúdo? Não deixe de compartilhar em suas redes sociais.

Até mais.

Leave a Reply