A história do Jornal começa dentro da  biblioteca do jornal e da biblioteca de fotos da OEM Organização Editoral Mexicana.

Um arquivo de jornal representa a memória da sociedade, onde o jornal passa a ser uma única de comunicação, torna-se uma referência.

Além de ser a história do México, é a história de cada cidade.

A mesma notícia vista de diferentes ângulos. Há 10 anos nascia o projeto da Biblioteca Mario Vazquez e em 2013 começamos a digitalização da primeira edição do  impresso, correspondendo o ano de 1928.

Em julho o Google se articula para ajudar em nível global os jornais e foi apresentado a essa equipe o projeto de digitalização de uma biblioteca.

Então foi preciso uma infraestrutura segura e fácil de operar.

No dia de hoje, temos digitalizados 22 jornais e mais de 13 milhões de páginas.

É sobre poder compartilhar conhecimento e poder resgatar a memória de qualquer cidade. -Juan Velediáz, Diretor do Jornal El Sol de Sinoloa e El Sol de Mazatlán

Sobre o OEM

A OEM é o maior grupo de jornais não só no México, mas na América Latina, e possui pelo menos noventa publicações em todo o país, incluindo La Prensa, Esto, Trato Directo e também 24 estações de rádio e 44 sites.

As propriedades online do OEM estão entre as páginas mais visitadas do país.

As expectativas do projeto

  • A digitalização dos jornais vai permitir que qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo tenham acesso a todas as nossas coleções.
  • Com essa tecnologia não podemos somente categorizar imagens, mas também categorizar áudio e vídeo

Cenário Anterior

Antes, poucas pessoas eram responsáveis por encontrar conteúdo, e elas apenas procuravam naqueles locais onde sabiam que a informação estaria, o que é extremamente limitante.

Muitos dos conteúdos que um pesquisador, um repórter ou um jornalista desejava, podia demorar horas ou dias para ser encontrado.

Ou pior, nunca se encontrava.  

Ganhos com Assetway

Agora com a Assetway  a OEM dispõe de um Google para chamar de seu, pois pode com uma simples busca, encontrar rapidamente histórias, artigos, publicações, fotografias ou qualquer conteúdo no seu vasto acervo de mais de 10 milhões de páginas de jornal, e tudo isso a apenas um clique.

Através da Cloud e da sua Machine Learning nós pegamos o scanner e colocamos inteligência artificial nestes arquivos. Esses arquivos chamamos de metadados que permitem estruturar, classificar e entender onde estão as coisas. Esse projeto fala da missão do Google, para nós é super importante encontrar formas de ajudar os meios de comunicação a tornar as informações universalmente  acessíveis. - Juan Guisasola, Diretor de Parceiros Globais Google.

Dentre empresas de tecnologia de todo o mundo, o Google - em parceria com a OEM - escolheram o Assetway, principalmente pela sua expertise em projetos de mídia que envolvem grandes acervos de assets digitais, além de ser proficiente na infraestrutura google e especialista em inteligência artificial.

O processo de implantação

Seguindo metodologias ágeis de projeto, o time do Assetway primeiramente realizou um processo de “Discovery” junto ao cliente, para entender suas necessidades, objetivos e realizar aferições de viabilidade técnica.

Posteriormente o projeto foi desenhado, especificado e validado com o cliente e com o Google, a partir daí demos início aos desenvolvimentos.

O produto não é entregue somente ao final de todo o processo.

Na verdade, as interações com os stakeholders são constantes, em cada entrega, o que garante que os nossos objetivos estão sendo cumpridos e que nossas entregas estão alinhadas com a visão.

Após o desenvolvimento do importador automatizado e das principais funções core do sistema, o MVP foi disponibilizado ao cliente para homologação e evolução natural a partir daí, sempre envolvendo o feedback de cada um dos envolvidos.

Todo este processo durou apenas alguns meses e gerou feedback emocionantes de todos os participantes.

A tecnologia cada vez mais serve para interpretar e entender o que está sendo revisado e fazer uma análise mais profunda e com o Google Cloud oferecemos ferramentas para facilitar a busca do usuário ou o jornalista, para que possam encontrar.  - Júlio Velázquez, Diretor do Google México.

Benefícios Alcançados

  • Acervo digitalizado em nuvem, para acesso de qualquer lugar
  • Distribuição e compartilhamento de conteúdos online
  • Enorme redução de tempo gasto na procura por conteúdos
  • Integração com o seu website, possibilitando a fidelização da base de usuários
  • Estatísticas de uso, o que permite um melhor entendimento do consumo de conteúdo de sua base, o que leva a melhores decisões de negócio
  • Um passo adiante na transformação digital, o que é um dos valores da organização

Com a Assetway, a procura por arquivos tornou-se fácil e objetiva, democratizando o acesso à informação de relevância histórica.

O acesso ao conteúdo foi democratizado, e além disso, milhões de novas histórias serão descobertas “pela primeira vez”, o que por si só é um enorme avanço histórico, cultural e tecnológico.