Inteligência Artificial

Transformar áudios em texto com a Inteligência Artificial do Assetify

By abril 13, 2018 agosto 2nd, 2018 No Comments
transformar áudios em texto

Em rotinas profissionais de diversas áreas, programas de rádios, reportagens, áudios de call center, conversações de reuniões, conference calls e entrevistas precisam ser transcritas e registradas para referências futuras. Essa tarefa de transformar áudios em texto pode ser difícil e demorada e, em muitos casos, precisa da dedicação full-time de um colaborador.

As coisas ficam ainda mais complicadas quando é preciso transcrever um áudio a partir de uma entrevista em outro idioma, ou então quando o entrevistado tem um sotaque difícil de compreender. Em casos como esses, o profissional responsável pela transcrição não apenas perde mais tempo, como também tem sua produtividade comprometida.

Graças aos avanços constantes na tecnologia, o uso de inteligência artificial permite que essa função seja feita por máquinas, que são programadas para reconhecer padrões de fala e conseguem passar qualquer material de áudio para texto.

Obviamente, uma das principais preocupações relacionadas a ferramentas desse tipo é a ocorrência de erros de interpretação ou transcrição. Acontece que os sistemas por trás dessas soluções são tão avançados, que até mesmo as falhas são raras.

De acordo com uma reportagem do jornal The Atlantic, a Trint, uma startup britânica, em parceria com o gigante da internet chinesa, o Baidu, começou a oferecer ferramentas digitais que convertem gravações com até uma hora de duração em conteúdo textual com margem de erro menor que 5%. É claro que o número de ocorrências aumenta ou diminui de acordo com a qualidade do áudio ou o sotaque dos interlocutores.

A Trint, aliás, arrecadou 3,1 milhões de dólares no ano passado para investir no serviço de transcrição. Um dos co-fundadores da startup londrina é o jornalista Jeff Kofman, ganhador do Emmy.

Mas não são somente os gringos que podem contar com tecnologias que usam técnicas de deep learning para facilitar o dia a dia no ambiente de trabalho. Aqui no Brasil, um dos programas de gestão de conteúdo multimídia mais completos e modernos é o Assetify.

Dentre as várias funcionalidades oferecidas pela solução, que funciona 100% na nuvem do Google, está a de transcrição de arquivos de áudio em texto.

Enriqueça seus conteúdos

Uma das vantagens do uso de ferramentas como o Assetify é a possibilidade de disponibilizar conteúdos que antes eram difíceis de buscar em material facilmente encontrável.

O próprio Fred Kofman, vice-presidente do LinkedIn, afirma que “na era digital, mais de 80% do conteúdo que acessamos é gravado, seja ele em áudio ou vídeo, e nada disso é pesquisável”. Ele também fala sobre o conceito de dark data, uma vez que “se você assiste a um vídeo no YouTube ou em algum site de notícias ou corporativo, e deseja encontrar uma referência específica, você precisa ouvi-lo. Simples assim. Não existem atalhos para encontrar aquele trecho específico”.

Encontre o que quiser

Transformar áudios em textos também facilita a pesquisa por termos específicos e oferece resultados rápidos e precisos.

Se você trabalha em uma emissora de rádio, por exemplo, soluções como o Assetify fazem com que você encontre exatamente o que deseja, buscando por termos, expressões ou nomes citados em um dos áudios, e transcrevendo o conteúdo automaticamente, que ficará armazenado na nuvem.

Aprimore seu SEO

O grande objetivo das empresas de marketing digital é trabalhar para melhorar o posicionamento dos clientes nos buscadores. Esse trabalho é feito com base em conteúdo que, quanto mais interessante e original for, mais chances tem de manter o site da empresa no topo da lista. O SEO, então, é uma aposta importante.

Transformar áudios em texto contribui amplamente para o aumento de material escrito nos sites e nas redes sociais das empresas – o que, automaticamente, melhora o SEO e oferece formas mais fáceis de reaproveitamento desse conteúdo.

Aumente o seu alcance

Quando você transforma os vídeos, podcasts e webinars produzidos pela sua equipe em textos, além de otimizar a sua presença digital como um todo, você também disponibiliza o seu material original a públicos distintos.

Pense, por exemplo, nas pessoas que têm algum tipo de deficiência auditiva. Segundo dados do IBGE, o Brasil tem quase 10 milhões de pessoas com problemas relacionados à audição. Isso representa mais de 5% da população do país.

Viu de quantas formas os processos e rotinas de trabalho podem ficar mais fáceis com a utilização de programas como o Assetify? Confira outras maneiras é possível fazer a gestão do seu conteúdo multimídia, como filtrar, categorizar e encontrar seus assets armazenados em nuvem!

Leave a Reply