Benefícios de uso de DAM em omnichannel

Usar DAM - Digital Assets Management - para estratégias omnichannel é uma decisão acertada.

Mais que isso, se tornou praticamente compulsório depois da transformação digital.

Um caminho natural, sem dúvidas.

Afinal de contas, os sistemas de gerenciamento de ativos digitais oferecem uma série de vantagens para empresas produtoras de conteúdo multimídia.

Dentre os principais benefícios observados pelas organizações que passaram a gerenciar seus materiais com softwares especializados estão:

  • a centralização de informações;
  • o impulsionamento da real colaboração entre equipes;
  • a facilidade de acesso remoto;
  • a maior segurança de dados;
  • o aumento da produtividade;
  • e a melhora na qualidade das entregas.

    Resumidamente, podemos afirmar que os digital management systems são perfeitos não apenas para armazenar conteúdos, mas também fazer a gestão completa dos mesmos - controlando alterações e compartilhamentos, garantindo a preservação de direitos legais e possibilitando pesquisas inteligentes, com retornos assertivos em poucos segundos.

    Por estar em nuvem, sistemas DAM causam impactos diretos nas estratégias omnicanal.

    Vamos, a seguir, descobrir a importância de fazer esse casamento dar certo.

    Como e por que usar DAM para estratégias omnichannel

    Quando falamos em omnicanalidade, a ideia é oferecer a mesma experiência ao cliente, independentemente do canal de venda.

    Em outras palavras, é fazer com que todos os canais tenham o mesmo discurso - online e offline, no site ou no app, na loja física ou no atendimento telefônico.

    A centralização de informações e o gerenciamento de ativos digitais através de uma plataforma única contribui imensamente para que esse alinhamento entre os canais funcione de fato.

    Imagine, por exemplo, uma multinacional.

    Pode ser uma marca de roupas esportivas, como a Adidas; uma empresa dedicada a aparelhos eletroeletrônicos, como a Dell; uma rede mundial de fast foods, como o McDonald’s; ou uma plataforma on demand, como Netflix ou Spotify.

    Agora, imagine, se as equipes de cada regional de alguma dessas marcas utilizasse os conteúdos digitais como bem entendessem.

    Se não existisse um padrão de logotipo, de linguagem, abordagem, qualidade, identidade e comunicação.

    Não é preciso pensar muito a fundo para perceber que teríamos uma visão caótica.

    Uma bagunça completa.

    Aí está a relevância do casamento entre sistemas DAM com estratégias de marketing omnichannel.

    É imprescindível que todos os canais estejam em sintonia, sigam o mesmo caminho e adotem os mesmos processos para garantir o sucesso da marca.

    Softwares gerenciadores de ativos digitais permitem exatamente isso, pois mantêm todas as informações relevantes em um só lugar - na nuvem - e permitem o acesso de qualquer colaborador de forma remota, estabelecendo um canal de comunicação unificado e sem ruídos.

    A plataforma permite que as equipes ajam em sincronicidade e utilizem somente arquivos atualizados: gráficos, fotografias, vídeos, áudios, fontes, textos, paleta de cores, tom e voz, e quaisquer outros materiais multimídia produzidos internamente.

    Ah, vale lembrar que outra principal funcionalidade de softwares DAM para estratégias omnichannel é a escalabilidade.

    Em outras palavras, o sistema se adapta facilmente às necessidades da empresa, que paga somente pelo que utilizar e não passa aperto se precisar de mais espaço de armazenamento ou recursos adicionais.

    Se tem um assunto que tem sido amplamente discutido no mercado, é este.

    As empresas em geral, de quaisquer portes ou segmentos, estão cada vez mais se preocupando com suas estratégias de marketing nos canais de venda.

    Os motivos são diversos, todos devidamente justificáveis.

    Os avanços tecnológicos, combinados com a popularização dos dispositivos móveis, alteraram a jornada de compra das pessoas.

    Estas, por sua vez, se tornaram muito mais exigentes e antenadas, perceberam a força que têm perante uma marca.

    As organizações precisaram buscar novos meios para engajar o consumidor 4.0.

    Passaram a dedicar esforços não apenas para suprir as expectativas desses clientes, como principalmente para estreitar o relacionamento com eles e conhecê-los a fundo para trabalhar a hipersegmentação da marca.

    Conclusão

    Ou seja, para personalizar ao máximo o atendimento, enxergando cada cliente como único.

    E a adoção de um sistema DAM para estratégias omnichannel facilita essa abordagem:

    • É uma decisão que faz com que as empresas consigam acompanhar a tendência mundial de focar todos os esforços no seu público-alvo.
    • Absorve demandas operacionais para que colaboradores tenham mais tempo para dedicar à criatividade.
    • Facilitam processos e oferecem respostas rápidas.
    • Mantêm as equipes sempre um passo à frente.
    • Estabelecem comunicações transparentes e integram profissionais e equipes.
    • Colaboram para estratégias omnicanal mais inteligentes e com diferenciais competitivos.

    Resumidamente, fazem acontecer (do jeito certo!).