Para garantir forte presença online, a empresa interessada em obter melhores posicionamentos nos buscadores, estreitar o relacionamento com o público e otimizar as conversões em vendas assume uma nova função: a de produzir conteúdo.

Quando o volume dessa produção é alto, fica difícil manter o controle sobre esses materiais.

Ainda bem que existe o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo!

Além de todas as atividades referentes ao segmento de atuação, as organizações passaram a criar.

Posts para engajar usuários das redes sociais, textos para o blog institucional, infográficos para ilustrar melhor o resultado de alguma pesquisa, fotografias com uma pegada mais profissional, vídeos informativos, sites responsivos, códigos mais inteligentes, entre muitos outros conteúdos digitais.

O que ocorre é que, quanto mais se produz, mais difícil fica o controle desses ativos.

Primeiramente por envolver uma atividade relativamente nova à maioria das empresas.

A mudança requer adaptações, aprendizados e novas formas de estruturar tanto o ambiente físico, quanto o pensamento dos profissionais.

Outro fator que dificulta o esquema organizacional é o volume produzido.

Se a sua empresa ainda não está focada nesse aspecto, um sistema de gerenciamento de conteúdo pode até ser temporariamente dispensável.

Porém, se você segue a tendência mundial e pensa no futuro da sua comunicação empresarial, inserir um software DAM no ambiente corporativo é essencial.

Precisa de uma forcinha para se convencer? Dê uma olhada nos tópicos abaixo.

Por que adotar um sistema de gerenciamento de conteúdo?

São diversos os benefícios observados na rotina profissional quando a equipe adota um software para controlar e armazenar ativos digitais. Este site cita algumas das principais vantagens, incluindo:

Armazenamento centralizado

Quando todo o acervo digital é mantido em um só lugar, a comunicação é facilitada.

Não há perda de arquivos, nem dúvidas quanto à última versão aprovada.

Não existem arquivos duplicados, nem perda de tempo ao buscar por este ou aquele documento.

Soluções adaptáveis

Os sistemas de gerenciamento de conteúdo são escaláveis.

Em outras palavras, adaptam-se às necessidades de cada cliente, sem limites de espaço para armazenamento.

Como funcionam em nuvem, não há quantidade nem tamanho máximo de itens salvos.

Controle de acesso

Você pode liberar o acesso aos conteúdos para todos os membros da sua equipe ou selecionar apenas alguns.

O conteúdo é acessado através de um login pessoal, com permissões específicas relacionadas a alterações e compartilhamento.

Atualizações automáticas

Com um sistema de gerenciamento de qualidade, as atualizações de licenças e versões são realizadas automaticamente.

A mudança de formatos de arquivos não é problema, uma vez que o sistema inteligente elimina essa dificuldade.

Sistema integrado

A integração do software com outros programas ou plugins facilita a distribuição de conteúdo em diversos canais e serviços.

Por estar centralizada, a informação é compartilhada em redes sociais, microsites, sites e landing pages sem nenhum tipo de interrupção ou empecilhos.

Pesquisas inteligentes

A organização por metadados otimiza a busca de seus ativos digitais.

Quanto mais específicas forem as palavras-chave, mais fácil será a pesquisa posterior.

Os melhores softwares do mercado permitem buscas inteligentes, por cenas específicas, reconhecimento facial, logotipos e outras funcionalidades.

E não é apenas durante o processo criativo que as vantagens são percebidas.

O resultado do trabalho em si também é diferente após a adoção de um sistema de gerenciamento de conteúdo.

Profissionais têm mais tempo para dedicar à produção, já que encontram o que precisam muito mais rapidamente.

Conclusão

Segundo o site da Widen, as pessoas que não utilizam sistemas DAM encontram o que estão procurando somente em 35% dos casos.

Quando a gestão é automatizada, este número cai para 5%.

Outro ponto importante é que não existem limitadores físicos para o acesso aos materiais digitais.

Como tudo fica armazenado na nuvem, em um único lugar e uma só versão, os ativos digitais podem ser acessados por colaboradores em qualquer lugar do mundo e a partir de qualquer dispositivo eletrônico, desde que estejam conectados à internet.

Para saber mais sobre as possibilidades oferecidas por um sistema de gerenciamento de conteúdo, leia este post.