Se a sua organização ainda não possui um software de gerenciamento de ativos, pense de novo.

Atualmente, os ativos digitais passaram a fazer parte do inventário das empresas.

Sites, documentos, aplicativos e conteúdo multimídia em geral conquistaram espaço e hoje são vistos como propriedade intelectual no ambiente corporativo.

Por isso, precisam ser organizados e protegidos como parte do patrimônio em um acervo virtual.

É aí que entram os chamados DAMs (Digital Asset Management), softwares de gestão de ativos que centralizam, organizam e integram todos os materiais produzidos, incluindo fotografias, arquivos de áudio, filmagens, códigos, apresentações e demais documentos digitais que têm algum valor para a organização.

A aplicação de sistemas como esse na rotina profissional oferece diversos benefícios.

Dentre eles, podemos destacar a maior agilidade e produtividade nas rotinas de trabalho através do compartilhamento de arquivos.

Consequentemente, temos uma redução significativa de custos no processo, além de menor susceptibilidade a erros.

Portanto, se você precisa fazer com que a sua equipe de colaboradores produza mais em menos tempo e ainda ofereça resultados com mais qualidade, que superam as expectativas do mercado atual, está na hora de apostar em um software de gerenciamento de ativos.

Vamos ver o porquê disso.

Estratégias de marketing mais ricas

Basta acessar a internet para perceber que as marcas estão cada vez mais fortes no que diz respeito ao trabalho feito online.

Não apenas as empresas investem mais pesado no atendimento realizado virtualmente, como também oferecem materiais multimídia próprios como forma de engajar seu público-alvo.

Dependendo do porte do negócio, esse conteúdo é produzido em grandes quantidades.

Pense, por exemplo, na periodicidade que a sua equipe segue para publicações no blog e nas redes sociais.

Vocês mantêm um canal no YouTube? Produzem webinars e podcasts? Possuem entrevistas e fotografias armazenadas em um acervo digital? Mantêm um site ativo ou se comunicam com seus consumidores através do Facebook ou do Instagram?

Se você respondeu sim a pelo menos uma dessas perguntas, a sua empresa possui ativos digitais e, portanto, pode contar com um sistema de gestão para mantê-los organizados e enriquecer o seu material de marketing daqui por diante.

Como? Digamos que você deseja fazer uma compilação de todas as fotos oficiais tiradas com os colaboradores nas reuniões anuais.

Uma empresa ainda nova no mercado provavelmente encontra essas imagens facilmente.

Mas imagine o trabalho da pessoa responsável por essa tarefa quando o negócio já está ativo há mais tempo, ou então quando cada uma dessas fotografias está armazenada em um computador diferente.

A desorganização se torna um pesadelo quando o tempo é curto e a demanda é alta.

Um software gerenciador de ativos digitais consegue reunir as informações necessárias em segundos, deixando o profissional com mais tempo livre para investir no processo criativo, sem precisar se incomodar com o operacional.

Resultado? Materiais mais ricos, informativos e interessantes, com tempo de sobra para dedicar a outras atividades.

Mais controle e segurança das informações

Se o conteúdo produzido é patrimônio da empresa, segurança e controle são dois pontos importantes quando se fala em armazenamento e manuseio de informações.

Sistemas DAM que trabalham em nuvem mantêm os ativos digitais corporativos centralizados, fornecendo acesso somente às pessoas autorizadas.

Também elimina as chances de ativos duplicados e desatualizados.

Todos nós já passamos por situações nas quais precisamos passar horas a fio a procura de algo.

Lembra quando ninguém sabia onde estavam salvos os vídeos referentes ao primeiro evento corporativo da sua empresa?

Cada arquivo estava salvo em um computador, e, por vezes, duplicados.

Quando não temos controle sobre o que está sendo feito, onde e por quem, as coisas perdem o rumo.

Desorganização gera insegurança que, consequentemente, diminui o ritmo de trabalho, aumenta o stress da equipe e gera resultados abaixo do esperado.

Para manter-se competitivo, é preciso seguir o ritmo imposto pelo mercado.

Um software de gerenciamento de ativos faz com que a sua empresa se mova na velocidade da transformação digital, aumentando o retorno de investimento, reduzindo riscos de inconsistência, otimizando processos e gerando resultados muito mais abrangentes.

Um dos melhores softwares de gestão do mercado atual é a Assetway.

Especializado no gerenciamento de ativos digitais, o sistema funciona 100% em nuvem, conta com a segurança do Google Cloud, sendo facilmente adaptável às necessidades específicas de empresas de quaisquer portes ou áreas de atuação.

Conheça mais sobre a solução aqui.

Você também pode fazer um teste gratuito e tirar todas as suas dúvidas antes de tomar qualquer decisão.