Gestão de ArquivosGestão de Conteúdo

O que é DAM e por que você deveria considerar esse recurso?

By abril 13, 2018 maio 4th, 2018 No Comments
DAM

Você sabe o que é DAM? O Digital Asset Management ou, em português, Gerenciamento de Ativos Digitais, é uma maneira inteligente de armazenar e coordenar todos os materiais de cunho digital que a sua empresa produz. Em outras palavras, DAM é uma tecnologia que auxilia as organizações, em geral aquelas com muito volume de produção de conteúdo, a manter tudo organizado.

Os ativos digitais de uma empresa, como você já deve saber, são todos os recursos criados pela organização que não são físicos, mas intangíveis: arquivos de áudio, vídeo, texto, fotografias, infográficos, entrevistas, códigos de programação, apresentações em slides e tudo o que for relacionado a um acervo, como o nome já indica, digital.

Quando a produção ocorre em grande escala, como é o caso das empresas de mídia, por exemplo, fica muito complicado conseguir manter as coisas em ordem sem o auxílio de um programa de computador.

Imagine o acervo de qualquer jornal de grande tiragem, dos sites de notícias ou dos canais de rádio ou televisão. O número de peças que empresas desse segmento produzem diariamente é muito alto e, sem um gerenciamento de tudo isso, as coisas facilmente ficam fora de controle.

O que é DAM e como ele pode me ajudar?

As possibilidades que os softwares de gerenciamento de ativos digitais oferecem são inúmeras e se adaptam a pequenos e grandes negócios, com produções em qualquer escala.

Uma das principais vantagens de programas desse tipo, aliás, é a escalabilidade. Ou seja, eles são facilmente adaptáveis às necessidades de cada usuário, podendo ser expandidos ou encolhidos mediante lançamento de novas produções.

O que muita gente ainda não sabe é que o DAM não apenas armazena os ativos digitais com segurança, mas também conta com recursos práticos e que tornam a rotina de qualquer profissional mais ágil, produtiva e econômica.

Digamos que você é o editor de um jornal nacional e precisa verificar tudo o que foi publicado sobre determinada pessoa ou assunto no último ano. O gerenciador de ativos digitais faz uma pesquisa detalhada, considerando tudo o que está presente no seu banco de dados, através de palavras-chave, frases, imagens e até trechos de áudio, dependendo do objetivo do usuário.

Por que adotar um DAM?

As razões para que sua equipe comece de uma vez por todas a utilizar um gerenciamento dos ativos digitais são inúmeras e os benefícios variam de acordo com o tipo de negócio que o emprega.

Fizemos uma compilação sobre as vantagens mais interessantes e necessárias, considerando um panorama geral das empresas brasileiras. Em suma, falaremos sobre tópicos que abordam, de alguma maneira, economia de tempo, diminuição de gastos, a questão da segurança e o aumento da produtividade.

Sua empresa precisa urgentemente de um DAM porque:

 

  • Você não quer mais não saber onde estão as coisas

 

Quando a empresa utiliza um gerenciador de ativo digitais, não é só a equipe de marketing ou comunicação que tem acesso ao conteúdo produzido. Qualquer colaborador pode acessar ou alterar seus arquivos, desde que tenha permissão de acesso, claro.

Quando alguém quer o logotipo oficial, uma entrevista específica, aquela cena incrível que veicularam na última semana ou uma música que foi utilizada no vídeo institucional publicado há 12 anos, você sempre saberá como encontrar. E o melhor: fará tudo rapidamente.

 

  • Você não quer mais produzir material “pobre”

 

As demandas de algumas empresas são bem apertadas e nem sempre há tempo suficiente para apresentar um resultado tão completo quanto se gostaria. Por ter um sistema de busca inteligente e rápido, o DAM facilita o processo de pesquisa e possibilita a produção de peças mais ricas, informativas e de qualidade.

Um editor que precisa encontrar todas as vezes que um político específico prometeu “cobrir as dívidas públicas” nas entrevistas que concedeu à sua emissora de rádio consegue compilar esse material em poucos minutos. Já pensou no tempo que isso levaria se a empresa não contasse com um software de gerenciamento online?

 

  • Você não quer mais se sentir inseguro

 

Seus ativos digitais são propriedade intelectual e devem ser encarados como peças valiosas e autorais. O armazenamento desses materiais são pode ser feito de qualquer maneira, principalmente considerando a imensidão da internet. Um DAM de qualidade trabalha com estrutura dos líderes internacionais de mercado, garantindo segurança de ponta, a mesma utilizada pelas empresas mais inovadoras do mercado mundial.

 

  • Você não quer mais perder dinheiro

 

Não existe sensação pior do que perceber que investiu dinheiro na coisa errada. Uma das principais vantagens que os programas de gerenciamento de ativos digitais oferecem é economia, em vários sentidos.

Você economiza, por exemplo, quando percebe que uma fotografia que você estava prestes a comprar de um banco de imagens já existe no seu acervo, pois foi utilizada em um anúncio cinco anos atrás. Você economiza por não precisar mais de uma estrutura física para guardar todas as duas mídias digitais, nem investir em atualizações de softwares, nem refazer todo aquele relatório que levou três dias porque ele estava salvo no computador que pifou.

 

  • Você não quer mais perder tempo

 

Lembra daquela vez em que você passou um dia inteiro transcrevendo um áudio porque precisava do conteúdo na íntegra em formato de texto? O DAM oferece a facilidade de transcrição de arquivos de áudio e vídeo, além da localização de trechos no segundo exato e resultado de busca por timestamp.

Resumindo, você não quer mais atrasos e empecilhos. Você quer focar no que realmente importa, sem se desconcentrar com tarefas que podem ser feitas com muito mais rapidez e eficácia pela tecnologia.

Uma das soluções que oferecem todas essas possibilidades e muitas outras é o Assetify, que simplifica de uma vez por todas a gestão de ativos digitais. Conheça as principais funcionalidades aqui.

Leave a Reply